Passeio de balão na Capadócia
paulinhobasile 26 de maio de 2020

Conhecer a Turquia e fazer um passeio de balão na Capadócia é, sem dúvida, um dos grande sonhos de muitos viajantes. Após muito planejamento financeiro e emocional (tenho um medo considerável de altura), em agosto de 2019 desembarquei no país para realizar esta aventura.

Para quem viaja para a Turquia vindo do Brasil ou de algumas cidades na Europa, como era meu caso viajando de Dublin onde moro, primeiro é preciso descer em Istambul, pela Turkish Airlines, principal companhia aérea do país. Após descer na cidade, a opção mais rápida também é de avião, cujos voos têm uma duração aproximada de 1 hora; em contrapartida, quem desejar viajar por vias terrestres, irá ficar cerca de 12 horas dentro de um carro ou ônibus.

Passeio de balão na Capadócia

A região fica a aproximadamente 730 Km de distância de Istambul e compreende algumas cidades como Göreme, um dos principais pontos para quem quer se hospedar e fazer o passeio de balão pela Capadócia. Infelizmente, como Göreme não tem aeroporto próprio,  quem deseja chegar na região precisa desembarcar em cidadezinhas próximas como Nevsehir (a 40 km de distância) ou Kayseri (a 76 km). Escolhi descer em Nevsehir porque ela era mais próxima do destino.

Uma dica importante para quem desembarca em Nevsehi e vai se hospedar em Göreme é já agendar um transfer para sua chegada, pois o aeroporto fica praticamente no meio do nada e não é bem servido por transporte público. Por conta disso, logo no desembarque do único portão que tem no aeroporto (é um aeroporto realmente MUITO pequeno), vários funcionários de hostels e hotéis se aglomeram com placas esperando seus hóspedes.

Eu fiquei hospedado no hostel The Dorm Cave By Travellers (irei falar em outro post sobre ele) e paguei 35 liras turcas (aproximadamente 35 reais) para ter um transfer me esperando para me levar ao hostel, tendo o reservado bem antes da viagem.

Passeio de balão na Capadócia
Um sonho realizado, ver (e andar nos) balões na Capadócia

Aliás, para quem vai fazer o passeio de balão pela Capadócia é importantíssimo que todas as reservas sejam feitas com meses de antecedência, pois embora hajam muitas empresas que façam esse tipo de tour, as vagas diárias são limitadas. Embora o tempo de voo do passeio de balão na Capadócia seja padrão nas diferentes empresas (de 1 a 2 horas) e o horário de partida é sempre pela manhã, o que diferencia os valores é a quantidade de pessoas que irá fazer o tour com você. Há passeio mais privados, em torno de 10 pessoas no mesmo valão, e passeios mais coletivos (e consequentemente mais baratos) com 20 a 30 pessoas num mesmo balão, tendo valores girando de 170 a 300 euros. Com o euro atual valendo mais de 6 reais, a conversão fica bastante cara, com tours acima dos mil reais!!!

Passeio de balão na Capadócia

Eu decidi viajar com a Butterfly Balloons e o escolhi a opção mais barata, a Standart, que custava 180 euros e era para até 20 pessoas no balão, sendo de 4 a 5 pessoas em cada compartimento do balão. A primeira opção custava 70 euros a mais, com até 12 pessoas no balão. Vejam o vídeo abaixo que publiquei sobre meu passeio de balão na Capadócia no meu Canal da Youtube (nâo esqueça de se inscrever):

Como todos os voos acontecem sempre de manhã, no nascer do sol, eu aconselho reservar ao menos duas manhãs completas na região, uma para fazer o passeio de balão na Capadócia e a outra para curtir o show dos balões sentado no alto das montanhas, como eu fiz.

Passeio de balão na Capadócia

Para se hospedar e comer na região, os preços são bem econômicos e os gastos mais altos ficam por conta dos voos para chegar na Turquia (os voos internos são baratinhos comprando com antecipação) e pelo próprio pagamento do passeio de balão. Mas, caso você viaje para a Capadócia, aconselho se planejar financeiramente e realizá-lo, pois a experiência é realmente única!!!

Da Mooca para os ares da Capadócia!

 

logo booking.com
Você quer fazer reserva no he Dorm Cave By Travellers?
O Da Mooca para o Mundo faz parte do grupo de afiliados do Booking.com e você pode pesquisar acomodações ao redor do mundo diretamente do plugin abaixo. A gente ajude você nas dicas da cidade e você ajuda o blog a ganhar um dinheirinho para poder viajar mais e dar mais dicas! Vamos viajar?

paulinhobasile

Your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *