Órgão do Mar em Zadar: a música das ondas na Croácia
paulinhobasile 29 de julho de 2019

Para quem gosta de relaxar ouvindo “o barulho das ondas do mar”, visitar Zadar, cidade costeira da Croácia localizada a 270 km da capital Zagreb, é uma experiência espetacular. Situada às margens do Mar Adriático, entre ruínas do Império Romano e uma beleza natural encantadora, Zadar atrai todos os anos milhares de turistas hipnotizados pela música criada pelo Sea Organ (Órgão do Mar).

Sea Organ (órgão do mar)

Criado em 2005 pelo renomado arquiteto Nikola Bašić, o Órgão do Mar (Morske Orgulje, em língua croata) é um instrumento musical construído na orla de Zadar que utiliza as ondas marítimas como combustível para a criação de uma música que nunca tem fim. Composto por um sistema de 35 tubos, ligado cada um por uma coluna de ar, ao bater as ondas é gerado uma nota musical diferente através de aberturas na escada de pedra.

Sea Organ (órgão do mar)

A construção foi inspirada no hydraulis, um instrumento criado pelos gregos antigos, em um projeto de modernização da cidade de Zadar, que foi quase completamente destruída depois da Segunda Guerra Mundial.

Dependendo das condições climáticas, a música criada pelo Órgão do Mar varia de intensidade e ritmo. Quando um bar passa por perto, por exemplo, as ondas fortes entram pela tubulação e provocam uma música mais alta e agitada.

Sea Organ (órgão do mar)

Sea Organ (órgão do mar)

Assistir ao por do sol sentados às margens do Órgão do Mar é uma das atrações mais procuradas pelos turistas em Zadar, uma experiência realmente mágica. O mar que banha a Croácia é de uma tonalidade impressionante (e para os aventureiros, da até para andar de caiaque nele, como também contei aqui no blog!)

Sea Organ (órgão do mar)

Se você planejar uma viagem à Croácia, coloque em seu roteiro ao menos uma tarde em Zadar (a cidadezinha é pequena) e relaxe sua mente assistindo ao por-do-sol e à música do Órgão do Mar!

paulinhobasile

1 Comments

Your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *