O mutante Muro John Lennon em Praga
paulinhobasile 21 de maio de 2015

Imagine um muro completamente mutante, que há 35 anos vem recebendo mensagens, pinturas, assinaturas e tantas outras demosntrações artísticas que vão se sobressaindo umas às outras e fazendo as mais antigas desaparecerem? Esse é o Muro John Lenon, um dos pontos turísticos de Praga, na República Tcheca.

john_lennon_wall2

O muro começou a receber pinturas em 1980, em homenagem ao ex-Beatles John Lennon após seu assassinato. O muro se tornou-se um símbolo de liberdade e oposição ao governo totalitário durante o regime comunista. Se tornou um hábito jovens deixar flores e velas em frente ao muro.

No entanto, mesmo após a queda do comunismo, em 1989, com a Revolução de Veludo, o muro continuou a receber mais e mais homenagens ao cantor e se tornou uma das atrações de Praga.

john_lennon_wall3

john_lennon_wall5

john_lennon_wall6

Visitei em 2014 o muro John Lennon e encontrei ao menos umas 20 pessoas com tintas e sprays deixando sua contribuição ao muro. E tirando muitas fotos, obviamente.

No entanto, no final do ano passado, o colorido muro recebeu uma intervenção um tanto quanto polêmica. De um dia para o outro, ele apareceu completamente pintado de branco e com a mensagem “Wall is over!”, “O Muro acabou” em inglês, um trocadilho com a música “Happy Xmas (War Is Over)”, do ex-Beatles.

Foto: DAVID W CERNY / REUTERS
Foto: DAVID W CERNY / REUTERS

A autoria da pintura foi um grupo de estudantes de arte que, em nota oficial, afirmaram que a intervenção foi em comemoração aos 25 anos da Revolução do Veludo e para “oferecer um espaço livre para novas mensagens da geração atual”.

Obviamente, em pouco tempo o Muro John Lennon já recomeçou a ser pintado com novas mensagens, inclusive uma de “the wall is never over” (“O muro nunca acaba”).

john_lennon_wall4

Se você for hoje ao muro, ele com certeza já estará diferente. Amanhã, também. Daqui 1 mês, mais ainda. Ir à Praga e conhecer o Muro John Lennon é ter uma visão completamente exclusiva e única!


Da Mooca para o colorido do muro John Lennon em Praga

 

logo booking.com
Está procurando hotel em Praga?
O Da Mooca para o Mundo faz parte do grupo de afiliados do Booking.com e você pode pesquisar acomodações ao redor do mundo diretamente do plugin abaixo. A gente ajude você nas dicas da cidade e você ajuda o blog a ganhar um dinheirinho para poder viajar mais e dar mais dicas! Vamos viajar?

paulinhobasile

Your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *