Muro de Berlim: os grafites que arrepiam
paulinhobasile 7 de abril de 2015

Berlim é uma cidade que transpira história, que explque em energia a cada esquina. Muito se deve ao fato dela ser uma cidade relativamente jovem. Embora a capital da Alemanha tenha emblemáticos 777 anos de vida, há apenas 25 ocorria um dos momentos mais impactantes da história moderna mundial: a queda do Muro de Berlim.

> Leia também: como beber de graça em Berlim

Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, o muro dividiu Berlim ao meio, separando a capitalista República Federal da Alemanha (RFA) da comunista República Democrática Alemã (RDA). E assim continuou durante 28 anos, até a noite de 9 de Novembro de 1989 quando ocorreu a queda do Muro de Berlim que deixou para trás o medo mundial pelo comunismo.

Muro_de_berlim_berlin_wall6

muro

Muro_de_Berlim_Berlin_Wall1

Andar 25 anos depois pelos dois lados do muro é uma sensação indescritível.

A energia condensada em cada pedaço do muro, em cada grafite, em cada mensagem de crítica ou de amor deixadapelos grafiteiros é algo que não pode ser captado pelas lentes de uma máquina.

Muro_de_berlim_berlin_wall8

Muro_de_berlim_berlin_wall4

Muro_de_berlim_berlin_wall5

Há partes conservadas do Muro de Berlim por toda a cidade, desde a região do East Side Gallery, extensão mais visitada do muro, com 1,3 km às margens do Rio Spree, até em pequenos pedaços de concreto à frente da estação de metrô Potsdamer Platz.

Muro_de_berlim_berlin_wall13

Na East Side Gallery há 106 grafites e pinturas feitos por artistas locais que expressaram a realidade política vivida pela Alemanha. Uma das pinturas mais famosas é o beijo gay entre o líder soviético Leonid Brezhnev e o presidente comunista alemão Erich Honecker.

Muro_de_berlim_berlin_wall3

Muro_de_berlim_berlin_wall9

Muro_de_berlim_berlin_wall10

Muro_de_berlim_berlin_wall11

Muro_de_berlim_berlin_wall12

Para chegar a essa parte do Muro de Berlim basta descer na estação Warschauer Strasse e seguir em frente pela rua de mesmo nome até a Oberbaumbrücke, uma ponte super tradicional feita de tijolos vermelhos com duas torres como as de um castelo. Embaixo dessa ponte, inclusive, sempre acontece uns shows de artistas de rua. Na saída desta ponte começa a East Side Gallery.

Inclusive, quando passei pela Oberbaumbrücke estava acontecendo uma apresentação de uma banda enquanto um belíssimo pôr-do-sol rolava no horizonte!

O Muro de berlim recebe mais de 3 milhões de visitantes por ano que sentem de perto um pouquinho da história que o mundo inteiro conheceu. E você, tem vontade de conhecê-lo?

 

logo booking.com
Está procurando hotel em Berlim?
O Da Mooca para o Mundo faz parte do grupo de afiliados do Booking.com e você pode pesquisar acomodações ao redor do mundo diretamente do plugin abaixo. A gente ajude você nas dicas da cidade e você ajuda o blog a ganhar um dinheirinho para poder viajar mais e dar mais dicas! Vamos viajar?

paulinhobasile

Your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *