Halloween em Dublin: o desfile do Bram Stoker Festival
paulinhobasile 4 de novembro de 2016

Se quando te perguntam qual é a grande festa tradicional da Irlanda você logo pensa em St. Patrick’s Day, a resposta não é, digamos, unânime. Sim, o Dia de São Patrício é tipicamente irlandês e uma grande celebração, mas há outra festividade que poucos sabem, mas é um dos principais eventos do ano: o Halloween.

Embora os americanos tenham abraçado a tradição com todas as forças (e muitos pensam que a festa surgiu lá), foi na Irlanda que o Halloween começou. Na realidade, dois mil anos atrás na região onde ficam a Irlanda, o Reino Unido e o norte da França, que eram ocupados pela civilização celta.

bram-stoker-festival

Dois mil anos se passaram e a tradição ainda é vivíssima na Irlanda. Durante o Halloween as pessoas se fantasiam, as casas são decoradas, as crianças batem às portas atrás de “gostosuras ou travessuras“… É um clima realmente bem mágico. E, como grande parte da comemoração, é realizado alguns importantes eventos. Em Dublin acontece o Bram Stoker Festival, com uma programação que conta com leituras de terrors, feiras, filmes e até mesmo uma parada de Halloween.

Um dos pontos mais aguardados do festival acontece na noit do Halloween, quando monstros e carros alegóricos invadem a cidade em uma parada sensacional:

Mas, você sabe quem foi Bram Stoker?

Abraham ‘Bram’ Stoker nasceu em 8 de novembro de 1847 em Clontarf, Dublin e foi educado no Trinity College de 1864-1870. Seu amor pelo teatro levou-o a tornar-se o crítico de drama não remunerado para o Evening Mail de Dublin, que era co-propriedade do escritor gótico Sheridan Le Fanu. Em 1878 casou-se com Florença Balcombe, ex-namorada de Oscar Wilde, na Igreja de St. Ann em Dawson Street.

Ele começou a escrever romances enquanto em Londres – o mais famoso dos quais é Drácula, publicado em 1897. A importância global do romance Stoker é apenas uma das muitas razões Dublin é reconhecido internacionalmente como uma UNESCO Cidade da Literatura.

Se você gosta de Halloween, lendas e muita tradição, no próximo Halloween venha para Dublin!

Da Mooca para as fantasias do Halloween irlandês!

paulinhobasile

Your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *