Esquiar em Oslo: Holmenkollen e a neve na Noruega
paulinhobasile 15 de fevereiro de 2016

Para a maioria dos brasileiros, ver neve é um sonho. E realmente é! Após 2 mochilões pela Europa e 10 meses morando na Irlanda, finalmente tive a oportunidade de ver em um dos países mais frios – e caros – do mundo. Prepare a carteira, o gorro e a luva e venha esquiar em Oslo comigo!

A cidade de Oslo, na Noruega, é um dos destinos turísticos mais procurados no inverno europeu para quem está afim de se aventurar na neve. Com temperaturas mínimas que passam dos 10 negativos é realmente fácil presenciar uma paisagem completamente branca e esquiar em Oslo pode ser uma experiência marcante.

esquiar-em-oslo1

esquiar-em-oslo2

esquiar-em-oslo3

A maneira mais fácil para chegar na estação de esqui de Holmenkollen é por trem, pagando-se 32 Krones para ir saindo do centro da cidade e mais 32 krones para voltar (algo em torno de 7 euros ou 32 reais). É preciso desembarcar na estação de mesmo e andar uns 5 minutos subindo a montanha até a entrada da estação de esqui.

esquiar-em-oslo4

esquiar-em-oslo5

esquiar-em-oslo6

Lá, logo de cara vocë irá encontrar a plataforma altíssima para saltos, uma opção apenas para verdadeiros profissionais que desejam esquiar em Oslo, pois só de olhar da arrepios! Ela é uma rampa de 141 metros de altura, cercada por uma arquibancada que comporta até 70 mil pessoas e que desde 1892 (sim, mais de 120 anos!!!) é palco do Holmenkollen Ski Festival, além de ter recebido importantes eventos, como os próprios Jogos Olímpicos de Inverno.

Veja um vídeo sobre meu dia em Holmenkollen:


Se seu orçamento está apertado, é possível subir de graça até a metade da pista e apreciar de pertinho os esquiadores que desafiam a plataforma. Mas, vale a pena pagar os 130 Krones (110 para estudantes, algo em torno de 14 euros ou 65 reais) para subir ao topo do Holmekollen Ski Tower.

esquiar-em-oslo7

esquiar-em-oslo8

esquiar-em-oslo9

Essse valor dá direito ao Museu Holmenkollen, dois andares repletos de informações e curiosidades sobre a história do esqui, principalmente na Noruega.

Além disso, é possível subir ao topo da rampa e ficar lado a lado dos esquiadores e vê-los saltando pela pista. E, para ajudar, do alto da plataforma há a mais bonita vista de Oslo.

esquiar-em-oslo10

esquiar-em-oslo11

esquiar-em-oslo12

esquiar-em-oslo13

Para mim esse momento foi ainda mais mágico, pois quando eu estava exatamente no topo da rampa começou a nevar devagarinho, uma experiência fenomenal. A primeira neve a gente nunca esquece!

esquiar-em-oslo14

Na parte inferior do Holmenkollen se encontra a área para quem veio com o objetivo de esquiar em Oslo, seja você profissional ou completamente amador como eu. Mas, prepare o bolso, pois a brincadeira não é barata: para esquiar durante um dia será preciso alugar equipamento e roupas especiais (caso você não tenha) e o passeio fica bem mais de 100 euros por pessoa (algo em torno de 450 reais ultimamente!). Eu mesmo estava com orçamento apertado (e medo de quebrar a perna) e resolvi não esquiar em Oslo, apenas aproveitei mesmo a vista.

esquiar-em-oslo15

esquiar-em-oslo16

esquiar-em-oslo17

A Holmekollen fica aberta todos os dias do ano e está localizada em Kongeveien 5, no noroeste da cidade de Oslo.

Da Mooca para uma aventura de esquiar em Oslo, na Noruega

logo booking.com
Está procurando hotel em Oslo?
O Da Mooca para o Mundo faz parte do grupo de afiliados do Booking.com e você pode pesquisar acomodações ao redor do mundo diretamente do plugin abaixo. A gente ajude você nas dicas da cidade e você ajuda o blog a ganhar um dinheirinho para poder viajar mais e dar mais dicas! Vamos viajar?

paulinhobasile

2 Comments

  1. Olá, PAULINHOBASILE!

    Que lhe escreve é Marilia, tudo bem?
    Estou impressionada com a modificação – prá melhor, claro – da pista de Holmekollen. Estive na Noruega em 1986. Agora, pesquisando para meu bloguinho, encontrei suas fotos e peço-lhe licença para publicar algumas (com o devido crédito, óbviamente) que dizem respeito a essa pista.
    Ao ver suas fotos imaginei imediatamente o perigo que era para os esquiadores saltarem dessa rampa. As reformas são gritantes!
    Caso não concorde com a publicação de suas fotos, avise-me, por obséquio, a fim de que efetue as modificações em meu trabalho.
    Parabéns pelo Da Mooca Para o Mundo.
    Cumprimentos da Marilia.

Your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *