Como beber de graça em Berlim
paulinhobasile 5 de março de 2015

Imagine a cena: você está na balada e acabou todo seu dinheiro, mas você quer continuar bebendo (quem nunca?). E aí você encontra algumas garrafas vazias no chão e resolver devolvê-las no bar. Por conta disso, o bartender te dá uma garrafa de cerveja cheia para você beber. Acredite se quiser: o bartender não quis ser apenas um bom samaritano apenas com você, ele faria isso com qualquer que devolvesse as garrafas.

Em Berlim e em toda a Alemanha, essa cena é muito comum em muitos bares e baladas. Para promover a sustentabilidade – e, de cara, ajudar na limpeza no local – em muitos estabelecimentos alemães ao devolver garrafas e copos, você pode receber uma grana devolta ou simplesmente pegar uma bebida de graça.

Eu fui em uma balada em Berlim que o esquema era assim: quando você comprava uma long neck que custaria 3 euros, você tinha que pagar 3,50. Mas, ao devolver a garrafa, os 50 centavos voltavam para você. Os copões grandes de cerveja, por sua vez, valiam 1 euro cada.

Mas o título diz “como beber de graça?“. Pois é, é só ter um bom olho. Muitas pessoas acabam largando seus copos e garrafas vazios por todos os cantos da balada e não os devolvem no bar. Nesse caso, junte 6 garrafas e pronto, você irá beber de graça! Acreditem, eu fiz muito isso em Berlim (não tá fácil pra ninguém).

Da Mooca para Berlim tomando muitas cervejas de graça!

 

logo booking.com
Quer procurar um hotel em Berlim?
O Da Mooca para o Mundo faz parte do grupo de afiliados do Booking.com e você pode pesquisar acomodações ao redor do mundo diretamente do plugin abaixo. A gente ajude você nas dicas da cidade e você ajuda o blog a ganhar um dinheirinho para poder viajar mais e dar mais dicas! Vamos viajar?

paulinhobasile

2 Comments

Your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *