Castelo de São Jorge: no alto de Lisboa com pavões
paulinhobasile 22 de maio de 2016

Parada obrigatória para quem vai para Lisboa, o Castelo de São Jorge reúne atrações para todos os gostos: tem museu, tem vista do topo da cidade, tem arquitetura medieval, tem escavação arqueológica… e tem até mesmo diversos pavões espalhados pela área proporcionando um colorido excêntrico à atração!

castelo-de-sao-jorge13

castelo-de-sao-jorge11

castelo-de-sao-jorge5

A fortificação, construída pelos muçulmanos em meados do século XI, foi ponto de central de diversas fases de Portugal, servindo desde de espaço da Realeza à base militar. O castelo fica no meio de Lisboa, podendo-se chegar facilmente a pé pelas ladeiras BEM íngrimes da cidade.

A construção milenar foi praticamente destruída pelo grande terremoto de 1755 que devastou Lisboa, porém no século 20 foram feitas reformas que recuperaram grande parte da cidadela.

castelo-de-sao-jorge4

castelo-de-sao-jorge2

castelo-de-sao-jorge1

castelo-de-sao-jorge3

O passeio começa aos arredores do castelo, onde há um mirante com uma vista privilegiada do alto de Lisboa, com suas casinhas coloridas e o Rio Tejo ao fundo.

Ao entrar no castelo você também garante acesso a um museu onde há uma exposição permanente com centenas e centenas de objetos e relatos de toda a história do Castelo de São Jorge e de séculos e mais séculos de Portugal.

castelo-de-sao-jorge8

castelo-de-sao-jorge9

castelo-de-sao-jorge10

Um detalhe do topo do castelo chama bastante a atenção: lá vivem livremente diversos pavões! Sim, as coloridas aves ficam soltas correndo de um lado para o outro no meio das pessoas.

castelo-de-sao-jorge6

castelo-de-sao-jorge7

Ao lado do castelo também é possível visitar um Sítio Arqueológico com escavações de séculos de vida. Outros pontos bastante interessants de se visitar é Torre de Ulisses e a antiga Torre de Tombo, com o único periscópio de Portugal em uma câmara escura, onde é possível ver imagens da cidade a 360 graus (semelhante à Câmara Obsucra de Edimburgo, na Escócia).

castelo-de-sao-jorge14

castelo-de-sao-jorge15

castelo-de-sao-jorge12

Para chegar ao Castelo de São Jorge é preciso pegar a ladeira da Rua de Santa Cruz do Castelo, a mais antiga da cidade. Entre varais com roupas penduradas nas janelas e lojinhas de souvenir, a região vive da visita de milhares de turistas todos os anos.

castelo-de-sao-jorge16

Caso suas pernas estejam cansadas, para chegar ao Castelo de São Jorge é possível pegar o autocarro (ônibus) 37 ou o elétrico (bonde) 12E na Praça da Figueira.

Serviço

-> Funcionamento
1 Novembro a 28 Fevereiro (Encerrado – 24, 25 e 31 Dezembro e 1 Janeiro): 09h00 – 18h00
1 Março a 31 Outubro (Encerrado – 1 Maio): 09h00 – 21h00

-> Valores
Normal: 8,50 euros
Estudante, idosos e pessoas com deficiência: 5 euros.

Da Mooca para o topo do Castelo de Sâo Jorge em Lisboa

logo booking.com
Está procurando hotel em Lisboa?
O Da Mooca para o Mundo faz parte do grupo de afiliados do Booking.com e você pode pesquisar acomodações ao redor do mundo diretamente do plugin abaixo. A gente ajude você nas dicas da cidade e você ajuda o blog a ganhar um dinheirinho para poder viajar mais e dar mais dicas! Vamos viajar?

paulinhobasile

Your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *